A técnica é simples: através do uso de um gel clareador que atravessa o esmalte, a camada superficial dos dentes, até chegar na dentina, tecido em que são depositados os corantes de alguns alimentos e bebidas, que vai removendo esses pigmentos.
O clareamento supervisionado em consultório é simples, mas exige alguns cuidados. Como por exemplo uma boa proteção dos tecidos moles para não entrarem em contato com o gel clareador, pois ele causa irritação na gengiva, lábios e língua quando entra em contato. Além do controle adequado do tempo para evitar um clareamento excessivo.
Em alguns casos, associado ao clareamento supervisionado em consultório, é também realizado o clareamento caseiro, onde a partir de uma moldagem do cliente é realizada uma moldeira individualizada que irá compor o kit do cliente com o gel a base de peróxido de carbamida. A moldeira é preenchida com o gel e encaixada nos dentes por um período de 30 minutos, e pode ser utilizada em qualquer momento do dia.
Em outros, o clareamento caseiro é suficiente para chegar ao tom de dentes desejado. O que pode diferir entre um tratamento supervisionado em consultório e o caseiro, está no tempo do tratamento, que no caseiro pode demorar mais. Porém, os resultados são bem semelhantes nas duas técnicas.
O tratamento tem uma duração média de duas a três semanas. O correto controle do clareamento é fundamental para evitar que os dentes fiquem exageradamente brancos, proporcionando ao sorriso um aspecto artificial. O tom ideal para cada cliente varia, e é definido por meio da análise da cor da pele e das características do rosto.

